Formação Contínua

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Aerobiologia – A Relevância da Microbiologia Atmosférica - FECHADO!

Documento PDF Lista Seriada.pdf

Formadores: Profª. Doutora Irene Câmara
Destinatários: Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420, 520, 560
Duração: 15 horas (TP)
Vagas: 12
Horário: Horário laboral: 1/12 - 9 às 13 horas; 2/12 - 9 às 13 horas; 3/12 - 14 às 18 horas; 4/12 - 14 às 18 horas; 5/12 - 9 às 13 horas
Calendário: 1 a 5 de dezembro 2014
Valor: Gratuito
Local: UMa, Campus da Penteada
Seleção: Ordem de inscrição
Inscrições: Inscrições encerradas. 
 
Objetivos: 

Tendo em conta as Orientações Curriculares do Ensino Básico para a lecionação das Ciências Naturais, este módulo de formação tem como objetivo aumentar as competências e os conhecimentos dos docentes, no âmbito do ensino da Biologia, com ênfase à Aerobiologia.

Segundo uma abordagem didática, serão utilizados exemplos práticos, relacionados com alguns fenómenos atmosféricos, que os alunos poderão observar ou já conhecer no seu quotidiano, com impacto na biodiversidade, na sustentabilidade ambiental, na saúde e na alimentação.

Serão fornecidos apoios, quer a nível prático, quer teórico, de modo a contribuir para a implementação das atividades experimentais na área da Biologia, resultantes das orientações curriculares do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, e Secundário.

 
Programa/conteúdos:

Agregam-se nesta formação uma componente Teórica, assim como experiências e metodologias de trabalho prático, dirigidas ao ensino dos programas curriculares das Ciências da Natureza e Biologia dos 10º ao12º ano, e das orientações curriculares do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Básico.

Dia 1 - Introdução teórica sobre o tema. Produção e dispersão das partículas no ar (pólens e fungos). Falamos também sobre a rede portuguesa de aerobiologia - sua origem e funcionamento.

Dia 2 - Visita de estudo ao Hospital Dr. João de Almada para verificar as condições de funcionamento e manutenção do polinómetro (captador de aeropartículas).

Dia 3 - Montagem da amostra semanal do ar no Laboratório da UMa. Coloração e observação das preparações. Identificação das partículas recorrendo a chaves de identificação (de pólens e esporos de fungos) com interesse alergológico, e recorrendo também à palinoteca.

Dia 4 - Conclusão. Colheita de flores diversas nas imediações da UMa - montagem dos grãos de pólen numa lâmina; coloração e identificação com o material de referência anterior para testar os conhecimentos apreendidos.

 
Notas:

 

 

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