Formação Contínua

Página: ()  1 ...  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25 ...36   ()

Design para a Educação - FECHADO!

Formadores: Susana Gonzaga e Valentina Vezzani
Destinatários: Professores do ensino Básico e Secundário, artistas, críticos, investigadores, agentes culturais, webdevelopers, designers.
Duração: 13 horas
Vagas: 25
Horário: (ver programa)
Calendário: 17-18 fevereiro de 2017
Valor: n/a
Local: Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira
Seleção: n/a
Inscrições: Até 15 de fevereiro 
 
Objetivos: 

A formação tem como objetivos gerais:

Transmitir conhecimentos, instrumentos e experiências aprofundadas no relacionamento entre o Pensamento em Design e as práticas educativas baseadas na criatividade, na  experiência e no “aprender fazendo”.

 

 

Objetivos Específicos:

Proporcionar conteúdos teórico-práticos que permitam aos formandos e à comunidade em geral adquirir competências cognitivas de compreensão, interpretação e aplicação das ferramentas do design para a idealização e aplicação de conceitos associados ao trabalho multidisciplinar.

A aferição dos conhecimentos será baseada na aplicação dos mesmos num projeto prático a ser integrado no evento internacional “Global Service Jam” que decorrerá nos dias 17 e 18 de Fevereiro. Esta participação permite dar um enfoque metodológico e analítico sobre um ou mais temas expostos na formação.

O Formando deverá aplicar e demonstrar capacidade de elaborar um conceito, idealizar e protótipar uma solução para um problema enunciado, de modo autónomo e fundamentado, revelando atitude crítica perante a informação disponível.

 
Programa/conteúdos:

I Parte

1. O design como processo: etapas, estratégias e metodologias;

2. Introdução às Metodologias para processos colaborativos;

3. Introdução aos Métodos para a criação de experiências;

4. Design e Criatividade. Principais noções e conceitos. Estratégias mentais inerentes ao desenvolvimento da Criatividade.

 

II Parte

Global Service Jam

  1. Aplicação prática de estratégias de apoio à criatividade: energizing; brainstorming
  2. Elaboração de um conceito a partir de um tema dado;
  3. Concepção em equipas multidisciplinares;
  4. Prototipagem;
  5. Testes de usabilidade e fiabilidade;
  6. Elaboração da solução final;
  7. Apresentação e comunicação da solução final.

 
Notas:

Ação validada pela DRE para efeitos de progressão na carreira dos Docentes de/do(s) Todos os Grupos de Recrutamento, nos termos do Despacho n.º 106/2005, de 21 de setembro.

 

 

Página: ()  1 ...  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25 ...36   ()