Destinatários: Professores do ensino Básico e Secundário, artistas, críticos, investigadores, agentes culturais, webdevelopers, designers.
Duração: 13 horas
Vagas: 25
Horário:(ver programa)
Calendário: 17-18 fevereiro de 2017
Valor: n/a
Local: Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira
Seleção: n/a
Inscrições: Até 15 de fevereiro
Objetivos:
A formação tem como objetivos gerais:
- Transmitir conhecimentos, instrumentos e experiências aprofundadas no relacionamento entre o Pensamento em Design e as práticas educativas baseadas na criatividade, na experiência e no “aprender fazendo”.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar conteúdos teórico-práticos que permitam aos formandos e à comunidade em geral adquirir competências cognitivas de compreensão, interpretação e aplicação das ferramentas do design para a idealização e aplicação de conceitos associados ao trabalho multidisciplinar.
- A aferição dos conhecimentos será baseada na aplicação dos mesmos num projeto prático a ser integrado no evento internacional “Global Service Jam” que decorrerá nos dias 17 e 18 de Fevereiro. Esta participação permite dar um enfoque metodológico e analítico sobre um ou mais temas expostos na formação.
O Formando deverá aplicar e demonstrar capacidade de elaborar um conceito, idealizar e protótipar uma solução para um problema enunciado, de modo autónomo e fundamentado, revelando atitude crítica perante a informação disponível.
Programa/conteúdos:
I Parte
1. O design como processo: etapas, estratégias e metodologias;
2. Introdução às Metodologias para processos colaborativos;
3. Introdução aos Métodos para a criação de experiências;
4. Design e Criatividade. Principais noções e conceitos. Estratégias mentais inerentes ao desenvolvimento da Criatividade.
II Parte
Global Service Jam
Aplicação prática de estratégias de apoio à criatividade: energizing; brainstorming
Elaboração de um conceito a partir de um tema dado;
Concepção em equipas multidisciplinares;
Prototipagem;
Testes de usabilidade e fiabilidade;
Elaboração da solução final;
Apresentação e comunicação da solução final.
Notas:
Ação validada pela DRE para efeitos de progressão na carreira dos Docentes de/do(s) Todos os Grupos de Recrutamento, nos termos do Despacho n.º 106/2005, de 21 de setembro.