Formadores: Prof. Doutor Egberto Melo Moreira Júnior
Destinatários: Professores de Biologia do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Orientações Curriculares 110 e 230)
Duração: 50 horas (18T + 18TP + 14PL)
Vagas: 12 alunos
Horário:Terças (19h30-22h30), quintas (19h30-22h30) e sábados (09h30-12h30)
Calendário: 8 de novembro a 16 de dezembro de 2014
Valor: Gratuito
Local: UMa, Campus da Penteada
Seleção: Ordem de inscrição
Inscrições: Inscrições encerradas.
Objetivos:
A disciplina visa fornecer aos discentes os conhecimentos e aplicação de métodos, assim como técnicas didático-pedagógicas, relevantes nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de ciências abordados no âmbito dos Estudos do Meio Ambiente.
Pretende-se
Garantir um ensino qualificado e atualizado do Estudo do Meio;
No Âmbito do Projeto Escola, estimular o empreendedorismo na comunidade de docentes das ciências da Vida, de forma a alcançarem modelos pedagógicos de excelência, coadunados à realidade regional;
Legitimar-se as responsabilidades que a Universidade da Madeira possui como referência no âmbito do Ensino das Ciências da Vida, atuando regionalmente como fórum de informação e do saber, na promoção de uma maior sinergia e na harmonização pedagógica do aludido domínio.
Compreensão:
Descrever a importância dos conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
Explicar os conceitos básicos das ciências da terra e da vida abordados no programa;
Descrever as várias componentes das actividades experimentais e identifica-las com os passos do método científico;
Aplicação:
Utilizar adequadamente a linguagem científica para se expressar;
Aplicar o método científico no ensino da ciência, com base em soluções de problemas do quotidiano;
Utilizar técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados;
Desenvolver atividades experimentais, como forma de promover nas crianças, o conhecimento e a interpretação do meio através do ensino reflexivo;
Análise:
Pesquisar, seleccionar, organizar e analisar a informação, a fim de transformá-la em conhecimento;
Analisar as atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas na integração e troca de saberes;
Síntese:
Desenhar e selecionar atividades adequadas à resolução de problemas, à tomada de decisões e ao desenvolvimento de pensamento reflexivo;
Propor intencionalmente atividades dirigidas à observação e ao esclarecimento de dúvidas e de dificuldades;
Planificar atividades com a abordagem interdisciplinar das ciências com extensão à Matemática, à Língua Portuguesa, à Química e à Física.
Programa/conteúdos:
O conteúdo programático inclui 9 unidades temáticas:
1. O sistema solar - A história do conhecimento sobre o sistema solar. O movimento dos planetas. Elementos do sistema solar: sol, planetas, satélites, asteróides, cometas e meteoritos. As estrelas. Os buracos negros. Os pulsares. A origem do sistema solar e do universo.
2. O planeta Terra - Origem e evolução da Terra. Estrutura interna da Terra. As placas tectónicas. A deriva dos continentes. Terramotos ou sismos. Os vulcões. Os fósseis e a escala geológica do tempo.
3. A atmosfera terrestre e o clima - Composição química e origem da atmosfera. Estrutura da atmosfera. Balanço energético: radiação solar e refletividade. Tempo e clima. O clima e as correntes oceânicas. Elementos do tempo. Mudanças na atmosfera causadas pelo Homem. O clima e os seres vivos.
4. O ciclo da água e os seres vivos - Os ciclos biogeo-químicos. O ciclo hidrológico. Os recursos hídricos. Caraterísticas físico-químicas da água. A água e os seres vivos. A água e a sociedade: uso e impacto na saúde. Impacto do homem na disponibilidade de água.
5. Origem e classificação dos seres vivos - Caraterísticas dos seres vivos. Teorias sobre a origem dos seres vivos. As células: a unidade básica da vida. Os reinos dos seres vivos. As classificações biológicas. As espécies e a sua origem. A origem do Homem. As provas que mostram que a evolução existe.
Capitulo 6. Vírus, bactérias e fungos - O vírus: Utilidade e patogenidade. Morfologia e reprodução. Exemplos de doenças víricas. O reino monera: Utilidade e patogenidade. Diversidade, morfologia, respiração, nutrição e reprodução. Os mecanismos de resistência. Os antibióticos. As vacinas. O reino fungi: Utilidade e patogenidade. Diversidade, morfologia, nutrição, reprodução e ciclo de vida. Associações simbióticas.
7. As plantas - diversidade e classificação. Importância e origem das plantas. Adaptações especiais à vida na terra. Classificação das plantas. Os musgos e as hepáticas. Os fetos. As plantas com flor. A raiz: funções, anatomia externa e tipos de raízes. O caule: funções, anatomia externa e tipos de caule. As folhas: funções, anatomia externa e tipos de folhas. As flores: funções, anatomia, tipos de flores e polinização. Os frutos: constituição do fruto e tipos de frutos.
8. Os animais - diversidade e classificação. Diversidade e classificação dos seres vivos. Classificação e evolução dos vertebrados. Adaptação a vida na terra. Revestimento, alimentação, reprodução e classificação dos principais grupos de vertebrados: lampreias, peixes cartilagíneos, peixes ósseos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
9. Os ecossistemas e o home - Biosfera, Biomas e ecossistemas. Principais biomas terrestres. Factores que condicionam a distribuição dos biomas: o clima presente e passado. O conceito de biodiversidade. Importância da biodiversidade para o homem. A origem da flora e fauna da Madeira. As actividades principais do homem que tem impacto na biodiversidade. O desenvolvimento sustentável.
Entre as sessões presenciais, os formandos realizarão sessões individuais de trabalho para aprofundar os conteúdos científicos e pesquisar sobre os temas a desenvolver nas sessões.