Formação Contínua

Página: ()  1 ...  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  ()

 

Estudo do Meio - FECHADO!

Documento PDF Lista Seriada (2ª Fase).pdf 

Formadores: Prof. Doutor Egberto Melo Moreira Júnior
Destinatários: Professores de Biologia do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Orientações Curriculares 110 e 230)
 
Objetivos: 

A disciplina visa fornecer aos discentes os conhecimentos e aplicação de métodos, assim como técnicas didático-pedagógicas, relevantes nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de ciências abordados no âmbito dos Estudos do Meio Ambiente.

Pretende-se

  • Garantir um ensino qualificado e atualizado do Estudo do Meio;
  • No Âmbito do Projeto Escola, estimular o empreendedorismo na comunidade de docentes das ciências da Vida, de forma a alcançarem modelos pedagógicos de excelência, coadunados à realidade regional;
  • Legitimar-se as responsabilidades que a Universidade da Madeira possui como referência no âmbito do Ensino das Ciências da Vida, atuando regionalmente como fórum de informação e do saber, na promoção de uma maior sinergia e na harmonização pedagógica do aludido domínio.

Compreensão:

  • Descrever a importância dos conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
  • Explicar os conceitos básicos das ciências da terra e da vida abordados no programa;
  • Descrever as várias componentes das actividades experimentais e identifica-las com os passos do método científico;

Aplicação:

  • Utilizar adequadamente a linguagem científica para se expressar;
  • Aplicar o método científico no ensino da ciência, com base em soluções de problemas do quotidiano;
  • Utilizar técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados;
  • Desenvolver atividades experimentais, como forma de promover nas crianças, o conhecimento e a interpretação do meio através do ensino reflexivo;

Análise:

  • Pesquisar, seleccionar, organizar e analisar a informação, a fim de transformá-la em conhecimento;
  • Analisar as atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas na integração e troca de saberes;

Síntese:

  • Desenhar e selecionar atividades adequadas à resolução de problemas, à tomada de decisões e ao desenvolvimento de pensamento reflexivo;
  • Propor intencionalmente atividades dirigidas à observação e ao esclarecimento de dúvidas e de dificuldades;
  • Planificar atividades com a abordagem interdisciplinar das ciências com extensão à Matemática, à Língua Portuguesa, à Química e à Física.
 

Programa/Conteúdos: 

O conteúdo programático inclui 9 unidades temáticas:

1. O sistema solar - A história do conhecimento sobre o sistema solar. O movimento dos planetas. Elementos do sistema solar: sol, planetas, satélites, asteróides, cometas e meteoritos. As estrelas. Os buracos negros. Os pulsares. A origem do sistema solar e do universo.

2. O planeta Terra - Origem e evolução da Terra. Estrutura interna da Terra. As placas tectónicas. A deriva dos continentes. Terramotos ou sismos. Os vulcões. Os fósseis e a escala geológica do tempo.

3. A atmosfera terrestre e o clima - Composição química e origem da atmosfera. Estrutura da atmosfera. Balanço energético: radiação solar e refletividade. Tempo e clima. O clima e as correntes oceânicas. Elementos do tempo. Mudanças na atmosfera causadas pelo Homem. O clima e os seres vivos.

4. O ciclo da água e os seres vivos - Os ciclos biogeo-químicos. O ciclo hidrológico. Os recursos hídricos. Caraterísticas físico-químicas da água. A água e os seres vivos. A água e a sociedade: uso e impacto na saúde. Impacto do homem na disponibilidade de água.

5. Origem e classificação dos seres vivos - Caraterísticas dos seres vivos. Teorias sobre a origem dos seres vivos. As células: a unidade básica da vida. Os reinos dos seres vivos. As classificações biológicas. As espécies e a sua origem. A origem do Homem. As provas que mostram que a evolução existe.

Capitulo 6. Vírus, bactérias e fungos - O vírus: Utilidade e patogenidade. Morfologia e reprodução. Exemplos de doenças víricas. O reino monera: Utilidade e patogenidade. Diversidade, morfologia, respiração, nutrição e reprodução. Os mecanismos de resistência. Os antibióticos. As vacinas. O reino fungi: Utilidade e patogenidade. Diversidade, morfologia, nutrição, reprodução e ciclo de vida. Associações simbióticas.

7. As plantas - diversidade e classificação. Importância e origem das plantas. Adaptações especiais à vida na terra. Classificação das plantas. Os musgos e as hepáticas. Os fetos. As plantas com flor. A raiz: funções, anatomia externa e tipos de raízes. O caule: funções, anatomia externa e tipos de caule. As folhas: funções, anatomia externa e tipos de folhas. As flores: funções, anatomia, tipos de flores e polinização. Os frutos: constituição do fruto e tipos de frutos.

8. Os animais - diversidade e classificação. Diversidade e classificação dos seres vivos. Classificação e evolução dos vertebrados. Adaptação a vida na terra. Revestimento, alimentação, reprodução e classificação dos principais grupos de vertebrados: lampreias, peixes cartilagíneos, peixes ósseos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

9. Os ecossistemas e o home -  Biosfera, Biomas e ecossistemas. Principais biomas terrestres. Factores que condicionam a distribuição dos biomas: o clima presente e passado. O conceito de biodiversidade. Importância da biodiversidade para o homem. A origem da flora e fauna da Madeira. As actividades principais do homem que tem impacto na biodiversidade. O desenvolvimento sustentável.

Entre as sessões presenciais, os formandos realizarão sessões individuais de trabalho para aprofundar os conteúdos científicos e pesquisar sobre os temas a desenvolver nas sessões.

 
Notas: 
 

 

Duração:  50 horas (18T + 18TP + 14PL)
Vagas:  12 alunos
Horário:  Terças (19h30-22h30), quintas (19h30-22h30) e sábados (09h30-12h30)
Calendário:  8 de novembro a 16 de dezembro de 2014
Valor:  Gratuito
Local:  UMa, Campus da Penteada
Seleção:  Ordem de inscrição
Inscrições:  Inscrições encerradas. 

 

 

 

 

Página: ()  1 ...  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25  26  27  ()