Formação Contínua

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Auxiliares na Aula de Físico-Química: análise dimensional, exemplos motivadores - FECHADO!

Formadores: Professor Doutor Pedro Almeida, Professor Doutor Nelson Almeida, Professor Doutor Mikhail Benilov, Professor Doutor Mário Cunha e Professor Doutor Gabriel Lira
Destinatários: Docentes do grupo 510 (Física e Química)
Duração: 25 horas
Vagas: 30
Horário: 5 horas semanais, das 18h00-20h30
Calendário: 28 de maio e 25 de junho de 2014
Valor: Gratuito
Local: Universidade da Madeira (Campus da Penteada)
Seleção: Ordem de inscrição
Inscrições: Inscrições até 23 de maio de 2014 
 
Objetivos: 

Pretende-se com esta ação de formação permitir que os docentes renovem os seus conhecimentos na área da análise dimensional, colocando particular ênfase na realização de cálculos com unidades e na obtenção de relações entre grandezas físicas. Pretende-se também discutir de forma relativamente aprofundada alguns exemplos de física quotidiana, através da análise de objectos e de situações comuns do nosso quotidiano.

Para além da renovação de conhecimentos, os conteúdos desta acção deverão dotar os docentes de ferramentas adicionais para melhorar o aproveitamento dos alunos do 3º ciclo e secundário (através da realização de cálculos com unidades e da derivação de equações por meio da análise dimensional) e para motivá-los para o estudo da físico-química (através dos exemplos de física do dia-a-dia).

 
Programa/conteúdos:

Imagem (JPEG) 16-cartaz-doencas-alergicas-azores.jpg

PARTE I: Análise dimensional (12,5 horas)

1. Introdução: Análise Dimensional e seu Papel no Ensino de Física
2. Dimensões das Grandezas Físicas e Análise Dimensional
3. Aplicações da Análise Dimensional à Física Geral
           a. Mecânica
           b. Termodinâmica e Física Molecular
           c. Electromagnetismo
           d. Física Atómica e Nuclear
           e. Óptica
4. Similaridade

PARTE II: Física quotidiana (12,5 horas)

Alguns exemplos:

  1. Por que razão as estrelas de desporto, de cinema, de música rock ganham muito mais do que os professores, os engenheiros, os cientistas, ...?
  2. Enigma de uma roda
  3. Um comboio move-se de Lisboa para o Porto. Há pontos nele que se movem do Porto para Lisboa?
  4. Porque é que voa um papagaio?
  5. Velejar contra o vento
  6. Porque é que dois navios próximos se atraem?
  7. Projecto de um túnel
  8. Uma agulha flutuante
  9. A melhor maneira de saltar de um autocarro
  10. O que é mais forte: nós ou nossos músculos?
  11. Círculos enganadores
  12. Física culinária

 
Notas:

 

 

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