Formação Contínua

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Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch - FECHADO!

Formadores: Miguel Figueiredo, João Torres, Helena Romano
Destinatários: Educadores de infância e professores do primeiro ciclo do ensino básico.
Duração: 15 horas
Vagas: 
Horário: 
Calendário: Dias 4 e 5 de junho de 2015
Valor: 
Local: 
Seleção: 
Inscrições:  
 
Objetivos: 

No final do curso os formandos deverão:

- Conhecer a ferramenta Scratch – princípios gerais de funcionamento.

- Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.

- Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch.

Reconhecer o potencial educativo do Scratch.

- Conceber situações de aprendizagem de natureza transversal para a sua área curricular em conexão com outras áreas.

 
Programa/conteúdos:

1. Contextualização e exploração da ferramenta Scratch

 

1.1 Breve história do Scratch (do MIT para Portugal). O projeto EduScratch e os recursos de apoio disponíveis online.

1.2 Apresentação e debate a partir de bons exemplos de projetos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar e contextos educativos que os enquadraram.

1.3 Comandos da linguagem de programação Scratch: função e combinação na produção de blocos de programação (scripts) – Movimento, Aparência, Som, Caneta, Variáveis, Controlo, Operações, Sensores.

1.4 Outros elementos da ferramenta Scratch e sua utilização – Ciclos, Informação do “Sprite”, Editor de desenho.

1.5 Início do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos próprios alunos em contexto de sala de aula.

 

2. O Scratch como ferramenta transversal ao currículo

 

2. 1 Potencialidades do Scratch nos processos de ensino/aprendizagem e estratégias de utilização educativa desta ferramenta em diferentes áreas curriculares, numa perspetiva transversal.

 

2.1.1 Desenvolvimento de competências transversais nos alunos, com recurso à exploração da ferramenta Scratch no contexto do Projeto Curricular de Turma.

2.1.2 Modelos de planificação/avaliação de situações de aprendizagem mais adequados (atividades com o Scratch em interação com outras ferramentas e com outras disciplinas).

 

2.2 Continuação do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos próprios alunos em contexto de sala de aula.

 

3 – Cenários de aprendizagem, reflexão e partilha

3.1 Conceção de cenários de aprendizagem em diferentes contextos curriculares que promovem a articulação de conteúdos e a transversalidade das competências a desenvolver pelos alunos.

3.2 Partilha de reflexões e projetos desenvolvidos.

 
Notas:

 

 

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