formação contínua

Bem-estar docente e educação inclusiva
    • Tipologia: Formação contínua
    • Data(s): 03-10 de março de 2021
    •  Destinatários: Docentes dos grupos de recrutamento 100.EE, 110.EE e 700.EE (prioritários)
    • Vagas: 20
    • Critérios de seleção: (1) docentes especializados que colaboram com os estágios da UMa, (2) docentes especializados e professores do ensino pré-universitário e (3) ordem de inscrição.
    • Duração: 25 horas online
    • Horário: Misto (laboral e pós-laboral)
    • Local: Videoconferência
    • Formador(es): Margarida Pocinho, Soraia Fernandes Garcês e Cláudia Vanessa Garcês de Freitas
    • Validação: Ação validada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, para os todos os grupos de recrutamento
    •  Certificado: a atribuição de certificado de participação pelo CDA.
INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas e decorrem até ao dia 25 de fevereiro de 2021, mediante o prenchimento do formulário online.

Formulário de inscrição
OBJETIVOS E PROGRAMA

Devido a diversas mudanças profundas em Portugal e na Europa, os sistemas de ensino, e mais especificamente os professores, têm de adaptar a sua resposta a uma nova realidade, que é descrita como mais mutável, exigente e global (Picado, 2009). Estas transformações aumentam não só as necessidades de ajuste dos professores, uma vez que lidam diariamente com novas exigências sociais, tecnológicas e profissionais (Picado, 2009), mas também os seus níveis de stress e de problemas relacionados com a saúde mental (Capelo, Pocinho, & Santos, 2013). 

O bem-estar reflete o funcionamento adaptativo do sujeito, ou seja, como lida com as exigências internas ou externas, recorrendo a estratégias adequadas em situações percecionadas como potencialmente ameaçadoras (Pereira, 2004). 

Do mesmo modo, o conceito de bem-estar docente, enquadrado num conceito mais amplo da Psicologia Positiva (Marujo, Neto, & Perloiro, 2000), refere-se à motivação e realização do professor. Esta motivação e realização devem-se a um conjunto de competências de resiliência e de estratégias desenvolvidas pelo professor, de forma a lidar com as exigências e dificuldades profissionais, superando-as e melhorando o seu desempenho (Jesus, 2002). 

O bem-estar docente tem sido evidenciado como um fator determinante para o bem-estar dos alunos, pelo que, tendo em consideração os fenómenos de modelação, um professor motivado e realizado tem maior probabilidade de ter alunos com as mesmas características (Jesus & Abreu, 1995). 

Esta ação formativa visa transmitir aos formandos um conjunto de conhecimentos relativos ao bem-estar, à psicologia positiva e ao mindfulness, de modo a promover o bem-estar docente. Da mesma forma, pretende-se que os conhecimentos adquiridos ao longo da formação possam ser aplicados no contexto educativo, estendendo a promoção do bem-estar a outros docentes, aos alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e à restante comunidade educativa. 

Objetivos Gerais
• Sensibilizar para a importância do bem-estar; 
• Promover o bem-estar docente; 
• Desenvolver competências relacionadas com o bem-estar, a Psicologia Positiva e o mindfulness;
• Capacitar os formandos para a aplicação das ferramentas adquiridas no contexto educativo  

Objetivos Específicos
• Explorar os principais aspetos teóricos e empíricos dos diferentes construtos relacionados com o bem-estar, a Psicologia Positiva e o mindfulness;
• Refletir sobre a importância do bem-estar na satisfação e produtividade profissional; 
• Debater o papel dos docentes no bem-estar dos alunos; 
• Refletir sobre o bem-estar de alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE); 
• Potenciar o autoconhecimento e competências de autocuidado; 
• Conhecer mecanismos de regulação emocional e cognitiva; 
• Refletir sobre a vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores; 
• Apresentação do Modelo P.E.R.M.A.; 
• Sistematização do Modelo HOPE; 
• Realização dinâmicas de grupo.


Programa 
Sessão 1 - 03 de março de 2021 – 14:00 até 18:30 
• Avaliação Inicial 
• Psicologia Positiva
• Modelo PERMA
• Mindfulness

Sessão 2 - 04 de março de 2021 – 18:00 até 21:00
• Bem-estar
• Bem-estar docente

Sessão 3 - 05 de março de 2021 – 18:00 até 21:00
• Bem-estar docente
• Bem-estar de crianças com Necessidades de Saúde Especiais 

Sessão 4 - 06 de março de 2021 – 09:00 até 13:00
• Acompanhamento online 
• Orientação e supervisão do trabalho autónomo dos formandos relacionado com a psicologia positiva 

Sessão 5 - 08 de março de 2021 – 18:00 até 21:00
• Acompanhamento online 
• Orientação e supervisão do trabalho autónomo dos formandos relacionado com o bem-estar 

Sessão 6 - 09 de março de 2021 – 18:00 até 21:00
• Acompanhamento online 
• Orientação e supervisão do trabalho autónomo dos formandos, relacionado com o bem-estar docente 

Sessão 7 - 10 de março de 2021 – 14:00 até 18:30
• Autoconhecimento e autocuidado
• Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia
• Modelo HOPE 
• Avaliação Final 

© Centro de Desenvolvimento Académico (UMa) -